Para ser bom, primeiro você precisa ser um completo frustrado.
Pense em uma criança, dizem que ela cai mais de 400 vezes até aprender a andar. Quanta frustração até um bebê dar os primeiros passos.
Hoje eu tenho 34 anos, estou longe de um bebê, mas fazendo uma confissão sincera para vocês, eu me frustro todos os dias!
Existe uma teoria que diz que depois de 21 dias repetindo um comportamento ele vira um hábito. Se for um comportamento mais difícil de mudar pode levar mais de 60 dias.
Eu pratico Poker há 15 anos.
Hoje um pouco antes de começar a escrever esse post eu estava novamente procrastinando pra fazer o que precisa ser feito: estudar poker. O que é bem estranho porque já faz pelo menos 5 anos que estou habituado a estudar todos os dias. Então porque essa atividade ainda não se tornou algo automático pra mim?
A resposta para esse questionamento é que independente do quão bom sejam nossos hábitos, sempre vamos evitar o sentimento de frustração que é gerado através da nossa incompetência.
A verdade é que depois de tanto tempo eu simplesmente me acostumei com o fato de ser um incompetente. Aprendi que não tenho nem nunca vou ter todas as respostas. Escolhi uma profissão difícil e sei que que tenho que tornar normal o fato de que vou achar erros em determinadas mãos todos os dias que vão me custar dinheiro.
Todos os dias eu erro, todos os dias eu me frustro, todos os dias eu digo “eu não sei”.
Todos os dias eu penso em procrastinar, todo dia eu não quero fazer o que precisa ser feito.
Todos os dias eu sou um ser humano igual a qualquer outro, cheio de falhas.
Pare com essa sua mania de idolatria, de achar que existe alguém mais especial. Pare com esse seu perfeccionismo doentio, arranque essa máscara que você usa que não permite admitir que seu ego é grande demais para cometer um erro. Ser ruim é se frustrar, ser humilde é aprender com seus erros.
Quer aumentar sua chance de dar certo? Aumente sua chance de falhar.
Falha é só nome dado para o caminho que se percorre até atingir o sucesso.
Seja um apaixonado por não saber, pela vulnerabilidade de errar, pela incompetência.
Aprenda como um bebê. Não pare na primeira vez que te disserem que você não sabe alguma coisa,
sempre busque por mais até que um dia, de repente, você está andando.
Desejo que você não só ande, mas corra nas mesas.
Thiago Grigoletti