Os torneios hypers são conhecidos por subirem as blinds rapidamente, normalmente a cada 3 minutos, porém alguns hypers específicos sobem as blinds a cada 2 minutos. Você verá poucas mãos, poucos bordos e já estará short stack, precisando dobrar para se manter vivo no torneio. Você irá apostar todas as fichas com uma frequência muito alta e consequentemente cair em estágios iniciais.
O EV (Expected Value ou Valor Esperado) é menor em torneios hypers, pois estamos jogando short stack a maior parte do tempo, não temos muitas ferramentas, nossa habilidade mais empregada é saber com quais cartas ir all in ou pagar all in. Isso faz com que nosso EV em blinds, comumente medido pelo EVBB/100 seja baixo.
Pensando sobre o exposto acima fica fácil concluir que os torneios hypers possuem grande variância, porém nem sempre é o observado na prática. Como podemos observar no meu gráfico contendo apenas torneios hypers.
Se o EV é menor e mesmo assim o ROI (retorno sobre investimento) é igual ou superior a torneios lentos precisamos encontrar os motivos e esses sãos os principais que encontrei:
– Rake menor. Em alguns sites, o rake de hyper chega a ser a metade de torneios regulares e acredite isso faz muita diferença no seu ROI final.
– Field fácil. Recreativo gosta de jogo rápido e fácil e os torneios hypers dão a falsa impressão de jogo simples já que é só ir all in e pagar all in, com isso os recreativos e até os profissionais cometem erros grosseiros em situações de bolha ITM e mesa final. Obviamente isso não se aplica a jogos muito caros (high stakes).
Existem ainda outras vantagens nos torneios rápidos. Por exemplo, o retorno por hora de jogo. Analisando meus dados podemos observar um ganho de $7,11 por torneio jogado com buy in médio de $38,81, sendo que esses torneios demoram em média menos de 30 minutos, logo mesmo se eu ganhasse 4 ou 5 vezes mais em torneios regulares ainda assim compensaria manter esses torneios na minha grade diária.
Muitos jogadores e times de poker evitam torneios hypers, no entanto nunca pararam para pensar onde está o erro estratégico que não permite vencer com consistência nesse tipo de torneio. No Step Team a grade é personalizada, considerando os torneios que o jogador tem melhor desempenho e ao mesmo tempo, caso o jogador não tenha bom desempenho em torneios específicos as aulas são direcionadas para ele começar a vencer nesses torneios e posteriormente adicionado a sua grade.
Normalmente, jogadores de torneios que tiveram formação em Sit and go tem facilidade com hypers e jogadores que iniciaram no cash game tem facilidade com estruturas lentas. Se você tem dificuldade em hypers, minha dica principal é filtrar seu EV por faixa de stack, provavelmente você está deixando passar spots de all in preflop, não está defendendo sufciente o big blind short stack, entre outros erros. Depois de corrigir o jogo short stack é hora de ajustar o ICM preflop, bolha do dinheiro, mesa semifinal e final. Estudando essas variáveis não há motivos para temer e você está apto para vencer nos torneios hypers.
Por último, cuidado com estruturas rápidas em torneios ao vivo, normalmente torneios ao vivo possuem rake muito alto, principalmente no Brasil, algumas vezes chegando até 30%. Com uma estrutura acelerada, blinds de 15 a 25 minutos, muitas vezes com 10 jogadores na mesa e fields curtos fica impossível fazer ROI maior que o rake pago, logo são torneios impossíveis de bater no longo prazo. Então pense com sabedoria na hora de escolher um torneio, se o objetivo for ganhar dinheiro fuja desses torneios, mas se for ganhar troféu e se divertir aquele hyper bounty de final de noite é a escolha certa. Boa sorte nas mesas.
- Leocir José Carneiro